Saltar para os conteúdos

Visitar

cultura

Ponte de Sor, cidade do Alto Alentejo, situada numa das maiores manchas de montado do país, figura desde o final do mês de Setembro de 2014 no Guinness Book of Records, com um evento em que a cortiça teve papel preponderante.

O Município de Ponte de Sor lançou, no início desse mesmo ano, o desafio ao artista albanês Saimir Strati – o mestre do mosaico, detentor de vários recordes do Guinness, com trabalhos executados nos mais diversos materiais – para ser construído em Ponte de Sor, no Centro de Artes e Cultura, o maior mosaico do mundo com rolhas de cortiça.

O objetivo era colocar a cidade e o concelho no Guinness Book of Records, e ao mesmo tempo promover um dos produtos charneira do território e a indústria de transformação a ele associado.

Este repto foi aceite pelo artista e à iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, juntaram-se a Associação Sete Sóis Sete Luas e a Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, no âmbito da candidatura do Montado Alentejano a Património da Humanidade e na sua dinamização enquanto bem cultural.

Um mês intenso de trabalho, entre o final de agosto e o final de setembro, permitiu que o recorde fosse atingido, com a construção de um mosaico com 157,12 m² , com cerca de 400 000 rolhas, certificado por um juíz oficial do Guiness.

Tal performance não teria sido possível sem a ajuda da indústria de transformação e exploração de cortiça através de empresas de transformação e exploração de cortiça sedeadas no concelho de Ponte de Sor, que ofereceram todas as rolhas necessárias ao trabalho, evidenciando assim uma importante interligação entre a cultura e uma das principais atividades económicas deste concelho alentejano.

A obra pode agora ser visitada, uma vez que ficará permanentemente em Ponte de Sor, nas instalações no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.