Saltar para os conteúdos

Investir

Vêm aí três grandes projetos para Ponte de Sor

O Presidente do Município de Ponte de Sor, Hugo Hilário e o Vice-Presidente, Rogério Alves, testemunharam a assinatura dos 13 primeiros contratos das agendas mobilizadoras para Portugal, no passado sábado, no Museu da Electricidade, em Lisboa, num evento com intervenções do Primeiro-ministro António Costa e do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Três destes grandes projetos vão estar em Ponte de Sor e resultam de uma estratégia que o Município de Ponte de Sor tem prosseguido nos últimos anos, de aposta no crescimento e na atração de empresas para o território, que é extremamente importante para o nosso concelho o impacto que estes consórcios vão ter no nosso cluster aeronáutico, na nossa economia e no emprego.

Falamos do consórcio da agenda 𝗔𝗲𝗿𝗼.𝗻𝗲𝘅𝘁 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 que será responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa. São 121 milhões de euros de investimento, 61% dos quais para o Alentejo (75 milhões de euros).

O consórcio da agenda 𝗡𝗲𝘂𝗿𝗮𝘀𝗽𝗮𝗰𝗲, com o valor total do projeto 26 milhões de euros e que visa aumentar a capacidade da Europa de agir de forma sustentável no espaço. A Neuraspace, com o apoio da Portugal Space – Agência Espacial Portuguesa, vai instalar em Ponte de Sor um radar dedicado ao espaço e Space Debris, que permitem a demonstração e teste de novas tecnologias disponíveis para todo o espaço europeu.

O consórcio 𝗠𝗮𝗴𝗮𝗹𝗹𝗮𝗻 𝗢𝗿𝗯𝗶𝘁𝗮𝗹, para o desenvolvimento, operação e gestão de constelações de satélite que produzirão informação que será útil às Forças Armadas e ao dispositivo de Defesa Nacional, às agências e organismos públicos de Segurança e Defesa, Ambiente, Investigação Científica, Meteorologia e Proteção Civil, bem como à vigilância e proteção dos recursos marítimos, entre muitas outras áreas.