PonteCartoon
O Município de Ponte de Sor promoveu, em 2020, a 1ª edição do “PonteCartoon”, concurso de cartoon. O seu objetivo principal é divulgar e incentivar a produção de cartoon a nível local e nacional.
Com o tema “100 anos da antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz de Ponte de Sor” e o mote “Ontem indústria, hoje arte e amanhã?”, estes são os resultados desta 1ª edição.
Escalão D+ (maiores de 30 anos)
1º lugar – Trabalho “CACTOPIA”, de David Rafael Silva
2º lugar – Trabalho “A evolução do Arroz”, de David Rafael Silva
3º lugar – Trabalho “P’Arte da terra”, de Luís Filipe Fernandes
Escalão D (entre 15 e 30 anos)
1º lugar – Trabalho de André Martins Rabaço
2º lugar – Trabalho de Patrícia Ferreira Damas
3º lugar – Trabalho de Laura Sofia Vital
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!
Brevemente será inaugurada a exposição virtual com todos os trabalhos participantes. Fique atento!
Pretendendo incentivar a produção do Cartoon a nível local e nacional, o Município Ponte de Sor promove o presente concurso de Cartoon, intitulado de PonteCartoon, até 31 de dezembro.
Para a 1.ª edição de 2020, o tema do concurso são os 100 anos da antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz de Ponte de Sor.
O edifício da antiga Fábrica (1920-[1985]) dedicava-se ao comércio de cereais, à moagem de cereais para obtenção de farinha espoada e de farinha em rama e ao descasque de arroz. Em 1997, não sendo já explorada a referida indústria, o Município de Ponte de Sor adquiriu o edifício com o objetivo de o reutilizar para fins culturais. Atualmente a antiga Fábrica representa o Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor (2009), integrando diversos organismos e espaços culturais, designadamente, a Biblioteca Municipal; o Arquivo Histórico Municipal; os Núcleos de Arqueologia Industrial; o Centro de Formação e Cultura Contemporânea; o Fablab Alentejo e espaços expositivos vinculados a protocolos nacionais e internacionais para a promoção e difusão da arte.
O mote do concurso é “Ontem indústria, hoje arte e amanhã?”, explorando a temática do setor da indústria de moagem de cereais e descasque de arroz referente aos tempos passados, seguindo a evolução para um espaço de caráter educativo, cultural e artístico no presente, para finalmente prever, simbolicamente, o futuro destas instalações. É esta interrogação modernista e futurista que é lançada aos artistas no presente concurso.
Consulte: