A “Área de Serviço de Autocaravanas de Ponte de Sor”, era um projeto há muito ambicionado pelo Município de Ponte de Sor e foi hoje finalmente concretizado, com a inauguração presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
É a primeira ASA, das quarenta e nove, que vão existir no Alentejo e Ribatejo, um projeto apoiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal e também a primeira a receber a certificação da Federação de Campismo e Montanhismo e o selo Clean and Safe do Turismo de Portugal.
O autocaravanismo é um pilar fundamental do desenvolvimento turístico, uma vez que não tem sazonalidade e tem especial apetência por espaços rurais fora dos circuitos de massas, o Município de Ponte de Sor entendeu como estratégico integrar a Rede de Apoio ao Autocaravanismo no Alentejo e Ribatejo.
Trata-se de um equipamento que se apresenta com um parque de estacionamento com capacidade para seis veículos, equipado com uma estação de serviço que disponibiliza condições de acesso a água, saneamento e energia elétrica.
Situado na zona desportiva, entre a cafetaria e o skate park, perfeitamente enquadrada no local aprazível onde se insere, não alterando, nem suprimindo qualquer resposta existente e tendo uma zona neutra de vegetação adaptada ao local.
Esta área de serviço permitirá o estacionamento de curta duração, no máximo 72 horas, para descanso e apoio dos autocaravanistas em viagem.
À margem da inauguração foram assinados protocolos entre a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal o Município de Ponte de Sor e a Entidade Regional de Turismo e também entre o Turismo de Portugal a PSP e o Instituto de Conservação e Florestas, que estabelecem os termos de colaboração entre as diversas entidades para efeitos da execução do programa “Para um Autocaravanismo Responsável”.