MUSEU MUNICIPAL DE PONTE DE SOR

O núcleo central, localizado em parte das instalações da antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz de Ponte de Sor, inclui duas salas de referência, dedicadas ao património e à história do território, numa perspetiva temática, e, mais especificamente, da cultura e da indústria do arroz no concelho. Fazem também parte deste núcleo as antigas secções de moagem de farinha em rama e de descasque de arroz da Fábrica, que se conservam com a maquinaria original.

Para além destes espaços centrais, o Museu inclui dois núcleos externos, o do Mercado Municipal, que remete para a história desse edifício e do espaço envolvente, e o do Moinho da Zona Ribeirinha, moinho de água de rodízio, cuja musealização pretende destacar simultaneamente o património histórico e o ambiental.

NÚCLEO CENTRAL

Da Pré-História aos tempos modernos, um mundo de costumes por explorar

O Núcleo central do Museu Municipal de Ponte de Sor situa-se nas instalações da antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz de Ponte de Sor e é composto por duas salas de referência, que o levam a viajar pela nossa história e costumes.

A visita inicia-se na Sala 1, dedicada à História e Património de Ponte de Sor, que dá a conhecer as características físicas do território e os vestígios de presença humana aqui detectados desde a Pré-História. O espaço ganha vida com a exposição de diferentes objetos e artefatos municipais, providenciados, em parte, pela população local, que retratam as vivências do concelho, desde a época romana ao século XX, e fazem parte de memórias

A Sala 2 dá continuidade a esta exposição e centra-se na Agricultura e Indústria do Arroz, atividade que marcou a economia local durante largas décadas, destacando a história da produção de arroz no território, no país e no mundo.

No final do percurso, convidamo-lo a mergulhar na história e a visitar as antigas secções de moagem de farinha em rama e de descasque de arroz da antiga Fábrica, onde poderá observar a maquinaria original, que remonta à década de 1920, e assistir a um documentário com testemunhos dos protagonistas da agricultura e indústria do arroz no território de Ponte de Sor.

NÚCLEO DO MERCADO MUNICIPAL

Uma descoberta pelos costumes da vida na cidade diretamente no seu centro histórico

Este pequeno Núcleo do Museu Municipal de Ponte de Sor leva-o a descobrir a origem do Mercado Municipal e da histórica praça onde o edifício se situa, que foi centro da vida social, económica e política desta comunidade durante séculos.

Retratada nas mais antigas fotografias de Ponte de Sor, a Praça da República acolhe, para além do Mercado Municipal, com origem na década de 1930, o antigo edifício dos Paços do Concelho, datado de 1886, e, ao centro, o Monumento de homenagem ao médico João Felicíssimo (1868-1927), inaugurado em 1938.

Neste núcleo do Museu, os diferentes painéis informativos, localizados à entrada do Mercado Municipal, levam-o a explorar a evolução e os costumes associados ao centro histórico de Ponte de Sor.

NÚCLEO DO MOINHO DA ZONA RIBEIRINHA

Uma porta para o passado para os amantes da natureza e molinologia

Inaugurado em 2023, este Núcleo do Museu Municipal vem dar nova vida a um moinho de água de rodízio localizado na Zona Ribeirinha de Ponte de Sor.

Os moinhos, sobretudo de água, marcam a paisagem natural do atual concelho desde, pelo menos, meados do século XIII e mantiveram um papel económico e social ativo até à segunda metade do século XX.

No interior deste espaço recuperado, é honrado o extenso património natural no qual se inserem os diferentes moinhos de água de rodízio de Ponte de Sor, albergando diversas espécies animais e vegetais que são identificadas e caracterizadas neste núcleo.

PARA OS MAIS PEQUENOS

Bem-vindo ao Museu Municipal de Ponte de Sor

Prepara-te para uma aventura através do mundo mágico e saboroso do arroz, onde cada grão conta uma história única!

Sabias que Ponte de Sor foi, em tempos, terra de amplos arrozais, que davam sustento a muitas famílias da região?

No Museu Municipal, podes explorar o passado deste concelho, através de objetos recolhidos desde a época dos romanos aos dias de hoje, e descobrir tudo acerca da tradição da produção de arroz em Ponte de Sor, em Portugal e no mundo!

Para além de conheceres a história do arroz, aqui ainda podes ver com os teus próprios olhos as máquinas que, há muitos anos, eram utilizadas para secar, limpar e descascar este cereal, até resultar nos deliciosos pratos que comemos hoje.

Não vais querer perder esta história! Junta os teus amigos ou família e visita o Museu Municipal de Ponte de Sor.

Para visitas de escolas ou outras visitas guiadas contactar: 242 291 581 | museu.municipal@cm-pontedesor.pt

Morada:
Centro de Artes e Cultura