Saltar para os conteúdos

Viver

O Serviço Municipal de Proteção Civil, não obstante a pandemia, continua a desenvolver o seu trabalho em todas as frentes.

A Vespa Velutina, espécie cuja presença no nosso território tem originado conhecidas consequências para a agricultura, apicultura, segurança das pessoas e equilíbrio do ecossistema, tem merecido a mobilização de meios humanos e materiais para controlo da espécie.

Para amortecer os efeitos da presença da Vespa Velutina foram desenhadas estratégias com apicultores e agricultores, e lançaram-se campanhas de sensibilização aos nossos munícipes. Com a subida das temperaturas, as fêmeas fecundadas despertam e constroem, cada uma, o seu ninho primário, tornando-se Rainhas, e iniciam a produção de ovos, nascendo as primeiras Vespas Obreiras. É por isso que nesta altura do ano o Serviço Municipal de Proteção Civil monta armadilhas para captura da Vespa Velutina, aplicando métodos de controlo eficazes e evitando assim a proliferação de ninhos secundários.

Lamentamos que numa altura decisiva para o desenvolvimento das ações para controlo da espécie, tenham sido furtadas várias armadilhas montadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, o que constitui crime.

Apelamos, por isso, ao civismo, respeito e colaboração de todos.

Se detetar algum desses ninhos contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil:

  • protecao.civil@cm-pontedesor.pt
  • 966696859 / 967046795

ou

  • Linha SOS Ambiente e Território (SEPNA/GNR) 808 200 520
Município apela ao civismo, respeito e colaboração no controlo da Vespa Velutina