Comemora-se hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, data evocativa da resiliência e tenacidade de gerações de portugueses que serviram e servem o nosso país e construíram e constroem uma comunidade forte e capaz de dobrar, há nove séculos, as várias tormentas.
Assinala-se a imortalidade do poeta Luís Vaz de Camões e da língua portuguesa, património imaterial da humanidade, falada em cinco continentes por mais de 260 milhões de falantes nativos e expressão máxima de Portugal no mundo.
Reflete-se sobre o trajeto que nos trouxe até aqui e os caminhos de futuro que precisamos de trilhar para nos tornarmos um país mais livre, justo, igual e solidário.
Hoje, como no passado, mergulhamos em mares nunca antes navegados, que paralisaram as nossas empresas e a nossa atividade económica, desprotegeram os nossos trabalhadores, limitaram e limitam a nossa liberdade e criaram a necessidade de resistirmos e de nos reinventarmos face a uma nova normalidade. Hoje, como no passado, avistaremos um porto seguro, superando todos os constrangimentos e conquistaremos o direito a um futuro mais auspicioso.
Neste dia deixo, uma vez mais, uma palavra a todos os que empenhadamente combateram e combatem esta pandemia e que são o melhor reflexo do espírito e da mobilização que esta data pretende assinalar, e uma palavra de saudade e carinho a toda a comunidade pontessorense a residir fora do país.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor
Hugo Pereira Hilário