A forte ligação histórica do concelho e, em particular do território de Foros de Arrão, aos moinhos de vento e de água, usados essencialmente para moagem de cereais, deu o mote para o nascimento do Centro Interpretativo de Molinologia de Foros de Arrão | CIMFA, que surgiu da reabilitação de uma antiga escola básica e das restantes infraestruturas necessárias.
Esta obra inaugurada sábado, na presença de centenas de pessoas, foi levada a cabo pelo Município de Ponte de Sor, que investiu cerca de 560 mil euros, sendo a mesma comparticipada por fundos estruturais europeus. Pretende-se que este novo espaço faça a articulação entre os vários elementos molinológicos existentes no concelho: o moinho de vento de Foros de Arrão, os moinhos de água de Ponte de Sor e a moagem industrial.
Com a abertura deste centro interpretativo, será possível viajar no tempo para compreender como surgiram os moinhos, como funcionam, os tipos existentes, as evoluções a nível da técnica e da indústria que possibilitaram a sua evolução, não esquecendo, a cultura a eles associada e a sua ligação com o futuro.
Além deste espaço expositivo, o CIMFA permitirá também, através da sala do Funlab, explorar a “ciência dos Moinhos”, numa vertente lúdico-pedagógica através de elementos interativos e da experimentação.
Este investimento irá constituir-se como mais um ponto fundamental naquela que é a estratégia de descentralização cultural do Município, bem vincada nos últimos anos com o surgimento do Centro Cultural de Montargil e do Edifício Multiusos Mercado de Galveias e espera-se que traga um retorno tangível para a população, materializado em novos visitantes, maior potencial turístico e maior atratividade económica.