A Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL – PS) foi criada com o objetivo de promover a igualdade de género no Concelho de Ponte de Sor e assegurar a implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.

Com este plano pretende-se abordar temas como a violência contra as mulheres e de género, a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, a linguagem inclusiva, bem como outros assuntos, relevantes para a promoção da coesão territorial e do desenvolvimento social através de ações dirigidas à comunidade, e com o intuito de combater as desigualdades que subsistem na sociedade.

Sob esta premissa o Serviço de Ação Social do Município e a EIVL – PS tem dinamizado diversas ações, nomeadamente a distribuição de flyers durante as festas da cidade, uma sessão para capacitação e promoção do empreendedorismo e da “Liderança Feminina”, que contou com a participação da Vereadora Ana Rosa, membro representante do executivo municipal na EIVL e ainda uma sessão de sensibilização da comunidade para uma cultura de não violência, ação desenvolvida pela Dra. Rita Martinho, elemento da EIVL e representante da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV.

Estas sessões traduziram-se em momentos de partilha de informação e empatia, com foco na prevenção e capacitação da população.