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Viver

A missão da EMISE é desenvolver intervenções e atividades que promovam a aprendizagem, a saúde e o bem-estar das crianças, com reforço da qualidade e eficiência do sistema de educação, através da intervenção técnica multidisciplinar e multinível nas áreas de Mediação Socio-comunitária, Psicologia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor e do Jardim Escola João de Deus, sinalizadas pelos Professores Titulares de Turma (PTT).

A sua ação é centrada na criança e nos contextos familiar, escolar e comunitário.

A Equipa Multidisciplinar de Intervenção em Saúde Escolar pretende diminuir as barreiras, individuais e contextuais, à aprendizagem e à inclusão (BAI) e aumentar o bem-estar e o sucesso escolar das crianças do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Concelho de Ponte de Sor.

O objetivo geral da EMISE é promover a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento harmonioso da personalidade da criança e a qualificação dos contextos educativos.

São objetivos específicos:

  1. Promover o desenvolvimento saudável da linguagem, da leitura e da escrita;
  2. Promover a aprendizagem e a autorregulação comportamental e socioemocional da criança;
  3. Diminuir o impacto negativo das BAI na aprendizagem e no sucesso escolar;
  4. Diminuir o impacto da doença e do mal-estar psicossocial na criança e em grupos vulneráveis;
  5. Qualificar a instrução e promover ambientes de aprendizagem colaborativos;
  6. Promover competências de parentalidade positiva;
  7. Promover a inovação e mudança organizacional em contexto escolar.

O trabalho desenvolvido pela EMISE fundamenta-se no MIPE – Modelo de Prevenção e Intervenção Precoce (e.g., Cordeiro & Paixão).

O modelo adotado privilegia a deteção precoce e a eliminação atempada de barreiras internas e externas à aprendizagem e à inclusão, nas dimensões de desenvolvimento pessoal, social e comunitário com o objetivo de promover a recuperação e de consolidação das aprendizagens (ME, 2020 EM-PNPSE, 2020), o ajustamento comportamental e o bem-estar das crianças e corresponde a uma adaptação das abordagens da prevenção multinível, dos modelos adaptativos de prevenção

Assenta no pressuposto da intervenção multissistémica e no trabalho multidisciplinar de proximidade, segundo o qual os Técnicos especializados colaboram com os agentes educativos para produzir mudança nos vários contextos da criança, partindo das influências mais proximais (ex: Família, Professor) para as mais distais.

Mais informações podem ser consultadas nos documentos de monitorização do Projeto


N.º de escolas abrangidas -9

N.º de turmas abrangidas – 25

N.º de alunos abrangidos ações Universais –

N.º de alunos sinalizados – 108

Nº de alunos apoiados em intervenção Direta – 100

N.º de Famílias – 103

N.º de Professores Titulares consultoria ou capacitação – 25


Apresentação

Relatório 1

Relatório 2

Relatório 3

Relatório 4