Terminou ontem a 9ª edição do CanSat Portugal, onde o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor serviu de quartel general para uma competição que deu aos estudantes a oportunidade de adquirirem experiência prática num projeto espacial de pequena escala.
A equipa MagnoSat, do Colégio Valsassina de Lisboa, foi a vencedora do CanSat Portugal 2022 e vai representar as cores nacionais na final europeia em Itália de 20 a 25 de junho.
A equipa Osíris (Escola Secundária de Adolfo Portela de Águeda) ganhou o prémio para a melhor Missão Científica e vai participar com o seu CanSat no EuRoc (European Rocketry Challenge), de 11 a 18 outubro, em Ponte de Sor.
O prémio para a equipa mais Profissional foi para os GSat – Virus Mission (Colégio Guadalupe da Verdizela, Seixal), o da melhor Divulgação coube aos Stargazers (Agrupamento de Escolas de Vendas Novas), o melhor Desempenho Técnico foi para os Palmas@ – MoVe (Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã) e a menção honrosa foi atribuída aos SatFalcons (Escola Secundária José Saramago de Mafra).
Mais uma vez, Ponte de Sor volta a reforçar a sua importância no setor Aeroespacial nacional com as dinâmicas imprimidas na captação e organização de eventos de relevo nacional.