Assoc. Com. Valdoarquense
A Associação Comunitária Recreativa e Cultural Valdoarquense, fundada Associação a 25 de Março de 1992, sendo esta a sua natureza jurídica, com publicação em DR e denominação de Associação Recreativa Cultural e Desportiva Valdoarquense, viu a 31 de Agosto de 2006 os seus estatutos serem alterados e publicados em DR a 15 de Setembro de 2006, advindo daí também a alteração para a denominação actual pelo facto do alargamento do âmbito de atuação para a vertente comunitária, com a abertura do equipamento Centro Comunitário com as respostas sociais de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, adquirindo o estatuto de IPSS a 27 de Abril de 2007. Actualmente a instituição é composta nos seus Órgãos Sociais pela Direcção, Conselho Fiscal e Assembleia-Geral
A ACRCV situa-se no distrito de Portalegre, concelho de Ponte de Sôr, Freguesia de Longomel. Esta freguesia tem uma área de 46,19Km2 e uma população de 1228 habitantes (de acordo com os censos 2011), sendo constituída por seis lugares/aldeias, Escusa, Longomel, Rosmaninhal, Sete Sobreiras, Tom e Vale do Arco, onde se encontram os edifícios da ACRCV.
O seu âmbito de ação abrange a freguesia de Longomel, concelho de Ponte de Sôr, de acordo com estatutos lavrados a 31 de Agosto de 2006. Em regulamento interno da resposta de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, aprovados pelo Instituto da Segurança Social, tutela da instituição, é contemplada como área geográfica de acção a freguesia de Longomel, concelho de Ponte de Sôr, e a freguesia de Margem, concelho de Gavião.
A ACRCV tem como áreas de intervenção a infância, juventude e terceira idade, tendo presentemente capacitação para dar resposta a 17 clientes na resposta social de Centro de Dia, 26 clientes na resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário.